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Leão XIII 257º Bento XV

Papa Pio X


Pio X ou São Pio X (em italiano: Pio X, latim eclesiástico: Pius PP. X), O.F.S., nascido Giuseppe Melchiorre Sarto; (Riese, 2 de junho de 1835 – Roma, 20 de agosto de 1914), foi o 257.º Papa. O seu pontificado decorreu de 4 de agosto de 1903 até a data da sua morte. Ficou conhecido como o "Papa da Eucaristia" e foi o primeiro Papa a ser canonizado desde Pio V (1566–1572).

Início da vida e ministério

Giuseppe Melchiorre Sarto nasceu em Riese, Reino da Lombardia-Veneza, Império Austríaco (hoje Itália, província de Treviso) em 1835. Ele foi o segundo filho de dez filhos de Giovanni Battista Sarto (1792-1852) e Margarita Sanson (1813–1894). Ele foi batizado em 3 de junho de 1835. A infância de Giuseppe foi de pobreza, sendo filho do carteiro da vila. Embora pobres, seus pais valorizavam a educação e Giuseppe andava 6,04 km até a escola todos os dias.

Giuseppe tinha três irmãos e seis irmãs: Giuseppe Sarto (nascido em 1834; morreu após seis dias), Angelo Sarto (1837–1916), Teresa Parolin-Sarto (1839–1920), Rosa Sarto (1841–1913), Antonia Dei Bei. Sarto (1843–1917), Maria Sarto (1846–1930), Lucia Boschin-Sarto (1848–1924), Anna Sarto (1850–1926), Pietro Sarto (nascido em 1852; morreu após seis meses). Ele rejeitou qualquer tipo de favor para sua família; seu irmão permaneceu funcionário do correio, seu sobrinho favorito permaneceu como padre da vila e suas três irmãs solteiras moravam juntas perto da pobreza em Roma, da mesma maneira que outras pessoas de origem humilde.

Ainda jovem, Giuseppe estudou latim com o padre da aldeia e depois estudou no ginásio de Castelfranco Veneto. "Em 1850, ele recebeu a tonsura do bispo de Treviso e recebeu uma bolsa de estudos da diocese de Treviso" para frequentar o Seminário de Pádua", onde terminou seus estudos clássicos, filosóficos e teológicos com distinção".

Em 18 de setembro de 1858, Sarto foi ordenado sacerdote por Giovanni Antonio Farina e tornou-se capelão em Tombolo. Enquanto estava lá, Sarto expandiu seu conhecimento de teologia, estudando Tomás de Aquino e o direito canônico, enquanto exercia a maioria das funções do pastor da paróquia, que estava bastante doente. Em 1867, ele foi nomeado arquiteto de Salzano. Aqui ele restaurou a igreja e expandiu o hospital, os fundos provenientes de seus próprios pedidos, riqueza e trabalho. Ele se tornou popular com o povo quando trabalhou para ajudar os doentes durante a praga do cólera que atingiu o norte da Itália no início da década de 1870. Ele foi nomeado um cânone da catedral e chanceler da diocese de Treviso, também ocupando cargos como diretor espiritual e reitor do seminário de Treviso e examinador do clero. Como chanceler, ele possibilitou que os alunos de escolas públicas recebessem instruções religiosas. Como padre e mais tarde bispo, ele muitas vezes lutava para resolver problemas de levar instrução religiosa a jovens rurais e urbanos que não tinham a oportunidade de frequentar escolas católicas.

Em 1878, o bispo Federico Maria Zinelli morreu, deixando vago o bispado de Treviso. Após a morte de Zinelli, os cânones dos capítulos das catedrais (dos quais Sarto era um deles) herdaram a jurisdição episcopal como órgão corporativo e foram os principais responsáveis pela eleição de um vigário-capitular que assumiria as responsabilidades de Treviso até um novo bispo. nomeado. Em 1879, Sarto foi eleito para o cargo, no qual serviu de dezembro daquele ano a junho de 1880.

Depois de 1880, Sarto ensinou teologia dogmática e moral no seminário de Treviso. Em 10 de novembro de 1884, ele foi nomeado bispo de Mântua por Leão XIII. Ele foi consagrado seis dias depois em Roma, na igreja de Sant'Apollinare alle Terme, em Roma, pelo cardeal Lucido Parocchi, assistido por Pietro Rota e por Giovanni Maria Berengo. Ele foi nomeado para o cargo honorário de assistente no trono pontifício em 19 de junho de 1891. Sarto exigiu dispensação papal do Papa Leão XIII antes da consagração episcopal por falta de doutorado, fazendo dele o último Papa sem doutorado antes do Papa Francisco.


Cardeal e patriarca


careal

como cardeal


O Papa Leão XIII fez dele um cardeal em um consistório aberto em 12 de junho de 1893. Ele foi criado e proclamado cardeal-sacerdote de São Bernardo nas Termas Dioclecianas. Três dias depois disso, Sarto foi nomeado em particular Patriarca de Veneza. Seu nome tornou-se público dois dias depois. Isso causou dificuldades, no entanto, já que o governo da Itália reunificada reivindicou o direito de nomear o patriarca com base em seu suposto exercício anterior do Imperador da Áustria. As más relações entre a Cúria Romana e o governo civil italiano desde a anexação dos Estados papais em 1870 colocou pressão adicional sobre a nomeação. O número de sé vacantes logo cresceu para trinta. Sarto foi finalmente autorizado a assumir o cargo de patriarca em 1894.

Como cardeal-patriarca, Sarto evitou o envolvimento político, alocando seu tempo em obras sociais e fortalecendo os bancos paroquiais. No entanto, em sua primeira carta pastoral aos venezianos, Sarto argumentou que, em assuntos pertinentes ao papa, "não deveria haver perguntas, sutilezas, oposição a direitos pessoais a seus direitos, mas apenas obediência".


Eleição pontifícia de 1903

Em 20 de julho de 1903, Leão XIII morreu, e no final daquele mês o conclave se reuniu para eleger seu sucessor. Segundo os historiadores, o favorito era o secretário de estado do falecido papa, cardeal Mariano Rampolla. Na primeira votação, Rampolla recebeu 24 votos, Gotti teve 17 votos e Sarto 5 votos. Na segunda votação, Rampolla obteve cinco votos, assim como Sarto. No dia seguinte, parecia que Rampolla seria eleito. No entanto, foi proclamado o veto (Jus exclusivae) contra a nomeação de Rampolla, pelo cardeal polonês Jan Maurycy Pawel Puzyna de Kosielsko, de Cracóvia, em nome do imperador Francisco José I (1848–1916) da Áustria-Hungria. Muitos no conclave, incluindo Rampolla, protestaram contra o veto, e até foi sugerido que ele fosse eleito papa, apesar do veto.

No entanto, a terceira votação já havia começado e, portanto, o conclave teve que continuar com a votação, o que resultou em nenhum vencedor claro, embora isso indicasse que muitos dos conclave desejavam voltar seu apoio a Sarto, que tinha 21 votos a contar. A quarta votação mostrou Rampolla com 30 votos e Sarto com 24. Parecia claro que os cardeais estavam se movendo em direção a Sarto.

Na manhã seguinte, foi realizada a quinta votação do conclave, e a contagem teve Rampolla com 10 votos, Gotti com dois votos e Sarto com 50 votos. Assim, em 4 de agosto de 1903, Sarto foi eleito para o pontificado. Isso marcou a última vez em que um monarca católico exercia um veto nos procedimentos do conclave.

No início, é relatado, Sarto recusou a indicação, sentindo-se indigno. Além disso, ele ficou profundamente entristecido pelo veto austro-húngaro e prometeu rescindir esses poderes e excomungar qualquer um que comunicasse esse veto durante um conclave. Com os cardeais pedindo que ele reconsiderasse, é relatado que ele entrou em solidão e assumiu a posição após profunda oração na capela paulina e a insistência de seus colegas cardeais.

Ao aceitar o papado, Sarto assumiu como seu nome papal Pio X, por respeito a seus recentes predecessores de mesmo nome, particularmente o do Papa Pio IX (1846-1878), que havia lutado contra liberais teológicos e pela supremacia papal. A coroação tradicional de Pio X ocorreu no domingo seguinte, 9 de agosto de 1903. Ao ser eleito papa, ele também foi formalmente o Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, prefeito da Sagrada Congregação do Santo Ofício e prefeito da Congregação Consistorial Sagrada. Havia, no entanto, um cardeal-secretário para administrar esses corpos diariamente.

Pontificado

O pontificado de Pio X foi conhecido por sua teologia conservadora e reformas na liturgia e na lei da igreja. No que se tornou seu lema, o papa declarou em 1903 que seu papado empreenderia Instaurare Omnia em Christo, ou "para restaurar todas as coisas em Cristo". Em sua primeira encíclica (E supremi, 4 de outubro de 1903), ele declarou sua política primordial da seguinte maneira: "Defendemos a autoridade de Deus. Sua autoridade e mandamentos devem ser reconhecidos, adiados e respeitados".

Suas origens simples tornaram-se claras logo após sua eleição, quando ele usava uma cruz peitoral de metal dourado no dia de sua coroação e quando sua comitiva estava horrorizada, o novo papa reclamou que ele sempre a usava e que não havia trazido outra com ele. Ele era conhecido por reduzir as cerimônias papais. Ele também aboliu sozinho o costume do jantar do papa, estabelecido pelo Papa Urbano VIII, e convidou seus amigos para comer com ele.

Quando repreendido pelos líderes sociais de Roma por se recusar a tornar suas irmãs camponesas condessas papais, ele respondeu: "Eu as fiz irmãs do Papa; o que mais posso fazer por elas?".

Ele desenvolveu uma reputação de ser muito amigável com as crianças. Ele carregava balas nos bolsos para os ouriços de rua em Mântua e Veneza e ensinava catecismo a eles. Durante o público papal, ele reunia crianças ao seu redor e conversava com elas sobre coisas que os interessavam. Suas aulas semanais de catecismo no pátio de San Damaso, no Vaticano, sempre incluíam um lugar especial para crianças, e sua decisão de exigir a Confraria da Doutrina Cristã em todas as paróquias foi parcialmente motivada pelo desejo de recuperar as crianças da ignorância religiosa.


Reformas litúrgicas


papado

Papado


Em seu papado, Pio X trabalhou para aumentar a devoção na vida do clero e dos leigos, particularmente no Breviário, que ele reformou consideravelmente e na Missa.

Além de restaurar o proeminente canto gregoriano, ele colocou uma ênfase litúrgica renovada na Eucaristia, dizendo: "A sagrada comunhão é o caminho mais curto e seguro para o céu". Para esse fim, ele incentivou a recepção frequente da Sagrada Comunhão. Isso também se estendia às crianças que haviam atingido a "idade da discrição", embora ele não permitisse a antiga prática oriental da comunhão infantil. Ele também enfatizou o recurso frequente ao Sacramento da Penitência, para que a Santa Comunhão fosse recebida com dignidade. A devoção de Pio X à Eucaristia acabaria por lhe render o honorífico "Papa do Santíssimo Sacramento", pelo qual ele ainda é conhecido entre seus devotos.

Em 1910, ele emitiu o decreto Quam singulari, que mudou a idade em que a comunhão podia ser recebida de 12 a 7 anos, a idade da discrição. O papa baixou a idade porque desejava impressionar o evento nas mentes das crianças e estimular os pais a uma nova observância religiosa; esse decreto foi considerado indesejável em alguns lugares devido à crença de que os pais retirariam seus filhos mais cedo das escolas católicas, agora que a Primeira Comunhão foi realizada anteriormente.

Pio X disse em seu motu proprio Tra le sollecitudini, de 1903: "A fonte primária e indispensável do verdadeiro espírito cristão é a participação nos mais sagrados mistérios e no público a oração oficial da igreja".

Ele também procurou modificar as cerimônias papais para enfatizar seu significado religioso, eliminando ocasiões para aplausos. Por exemplo, ao entrar em seu primeiro consistório público para a criação de cardeais em novembro de 1903, ele não foi carregado acima da multidão na sedia gestatoria como era tradicional. Chegou a pé com uma capa e uma mitra no final da procissão dos prelados "quase escondidos atrás da dupla fila de guardas palatinos por onde ele passava".


Anti-modernismo


escritório

em seu escritório


O Papa Leão XIII procurou reviver a herança de Tomás de Aquino, "o casamento da razão e da revelação", como uma resposta ao "esclarecimento" secular. Sob o pontificado de Pio X, o neomomismo tornou-se o modelo para uma abordagem da teologia. Talvez o aspecto mais controverso do papado de Pio X tenha sido sua vigorosa condenação do que ele denominou modernistas e relativistas, a quem considerava perigos para a fé católica (ver, por exemplo, seu juramento antimodernista). Ele também incentivou a formação e os esforços do Sodalitium Pianum(ou Liga de Pio V), uma rede anti-modernista de informantes, que foi vista negativamente por muitas pessoas, devido a suas acusações de heresia contra pessoas com base nas evidências mais frágeis. Esta campanha contra o modernismo foi conduzida por Umberto Benigni, no Departamento de Assuntos Extraordinários da Secretaria de Estado, que distribuiu propaganda anti-modernista e reuniu informações sobre "culpados". Benigni tinha seu próprio código secreto - Pio X era conhecido como mamãe.

O Papa Leão XIII procurou reviver a herança de Tomás de Aquino, "o casamento da razão e da revelação", como uma resposta ao "esclarecimento" secular. Sob o pontificado de Pio X, o neomomismo tornou-se o modelo para uma abordagem da teologia. Talvez o aspecto mais controverso do papado de Pio X tenha sido sua vigorosa condenação do que ele denominou modernistas e relativistas, a quem considerava perigos para a fé católica (ver, por exemplo, seu juramento antimodernista). Ele também incentivou a formação e os esforços do Sodalitium Pianum(ou Liga de Pio V), uma rede anti-modernista de informantes, que foi vista negativamente por muitas pessoas, devido a suas acusações de heresia contra pessoas com base nas evidências mais frágeis. Esta campanha contra o modernismo foi conduzida por Umberto Benigni, no Departamento de Assuntos Extraordinários da Secretaria de Estado, que distribuiu propaganda anti-modernista e reuniu informações sobre "culpados". Benigni tinha seu próprio código secreto - Pio X era conhecido como mamãe

O movimento estava ligado especialmente a certos estudiosos franceses católicos como Louis Duchesne, que questionou a crença de que Deus age de maneira direta nos assuntos da humanidade, e Alfred Loisy, que negou que algumas partes das Escrituras fossem literalmente, e talvez metaforicamente verdadeiras. Em contradição a Tomás de Aquino, eles argumentaram que havia uma lacuna intransponível entre o conhecimento natural e o sobrenatural. Seus efeitos indesejados, do ponto de vista tradicional, foram o relativismo e o ceticismo

O modernismo e o relativismo, em termos de presença na igreja, foram tendências teológicas que tentaram assimilar filósofos modernos como Immanuel Kant, bem como o racionalismo na teologia católica. [Carece de fontes? ] Modernistas argumentam que as crenças da igreja têm evoluído ao longo de sua história e continuam a evoluir[ carece de fontes? ] Anti-modernistas tem visto essas noções como contrária aos dogmas e tradições da Igreja Católica.

Em um decreto, intitulado Lamentabili sane exitu (ou "Uma partida lamentável de fato"), emitida em 3 de julho de 1907, Pio X condenou formalmente 65 proposições modernistas ou relativistas relativas à natureza da igreja, revelação, exegese bíblica, sacramentos e a divindade de Cristo. Isso foi seguido pela encíclica Pascendi dominici gregis (ou "Alimentando o rebanho do Senhor"), que caracterizou o modernismo como a "síntese de todas as heresias". Depois disso, Pio X ordenou que todos os clérigos prestassem juramento antimodernista, Sacrorum antistitum. A postura agressiva de Pio X contra o modernismo causou algumas perturbações dentro da igreja. Embora apenas cerca de 40 clérigos se tenham recusado a prestar juramento, os estudos católicos com tendências modernistas foram substancialmente desencorajados. Os teólogos que desejavam seguir linhas de investigação alinhadas com o secularismo, o modernismo ou o relativismo tiveram que parar ou enfrentar conflitos com o papado e, possivelmente, até excomunhão.

Brasão


Brasão

Brasão Papa


Pontificado Lugar de nascimento Tempo Papa Morte
1903 a 1914 Riese, Áustria 11 anos, 150 dias 1914 (79 anos)