Santa Missa celebra 40 anos de missão da Pastoral da Criança

No último sábado (09), o Santuário Nacional recebeu a Missa do meio dia no Altar Central, que marcou a celebração dos 40 anos de atuação da Pastoral da Criança Nacional. Dom Geremias Steinmetz, o arcebispo metropolitano de Londrina, no Paraná, e presidente do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu a celebração. A Santa Missa também teve a participação dos bispos Dom Tarcísio de Duque de Caxias (RJ), Dom Fontinele, bispo de Humaitá (AM), Dom Antonio Braz, bispo de Jacarezinho (PR), Dom Carlos, bispo auxiliar de São Paulo, e Dom Luciano Bergamin, bispo emérito de Nova Iguaçu (RJ), além de outros sacerdotes presentes.
Este evento foi realizado em comemoração às quatro décadas de trabalho e missão da Pastoral da Criança e contou com a presença de representantes de todo o país. Dom Geremias iniciou sua reflexão agradecendo a todos os presentes e elogiando o trabalho dos agentes pastorais. Ele ressaltou a importância desse trabalho em conjunto com os ensinamentos do Evangelho.
"Estamos celebrando a Eucaristia e nunca podemos considerar as muitas obras que realizamos, os muitos trabalhos que desempenhamos, as muitas coisas boas que fazemos, sem antes olharmos com realismo para a Palavra de Deus".
Ele explicou que a Liturgia da Palavra dessa Eucaristia destaca a correção fraterna e a oração em comunhão na presença do Senhor, que são características de uma comunidade sinodal que deseja caminhar junto. O arcebispo também abordou o tema do perdão, o dever cristão e os problemas que a comunidade poderia evitar se todos trabalhassem em verdadeira comunhão.
"Muitas vezes, o perdão é mais benéfico para quem perdoa do que para quem é perdoado. Sabemos disso ao falar sobre o dom da vida. A premissa é exatamente a coragem do dever cristão de corrigir e a capacidade de receber com humildade a correção. Antes de acusar e denunciar, o cristão é chamado a entender os motivos pelos quais alguém se comporta de maneira inadequada à fé da comunidade".
Dom Geremias também destacou que "a ação e a oração comuns da comunidade são confirmadas diante de Deus no céu, e a confiança nessa confirmação está na promessa de Jesus, como ouvimos no Evangelho".
O arcebispo finalizou sua homilia falando da importância do trabalho da Pastoral Infantil, detalhando as atividades realizadas pelos agentes e pedindo pela continuidade desse trabalho incansável.
“Parabéns a todos vocês, todos os agentes da Pastoral da Criança no país, vamos continuar essa história vitoriosa. Os pobres não acabaram as necessidades também não acabaram e que também a nossa disposição e o nosso desejo de vivermos o Evangelho também não acabe. Parabéns e Deus abençoe e conduza a todos”.
“Para nós é uma alegria podermos celebrar isso, porque estamos celebrando um pouquinho da contribuição que a Arquidiocese de Londrina deu no trabalho de evangelização naqueles anos e vem dando também nos nossos tempos”.